Pesquisar

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Bella Swan (atualmente, Bella Cullen)

Bella Swan (nascida Isabella Marie Swan) é uma personagem fictícia da série Twilight (Crepúsculo, em português), da escritora estadunidense Stephenie Meyer. É pelo seu ponto de vista que conhecemos as histórias de Twilight (Crepúsculo), New Moon (Lua Nova), Eclipse e a maior parte de Breaking Dawn (Amanhecer), onde ela se envolve com civilizações de vampiros e outras criaturas.

História pessoal
Aviso: Este artigo ou seção contém revelações sobre o enredo
Isabella Marie Swan nasceu no dia 13 de Setembro de 1987, sendo filha de Renée e Charlie Swan. Ela mora com a mãe até seus dezessete anos em Phoenix, uma cidade ensolarada. Sua relação com seu pai é difícil, sendo marcada por verões desastrosos em Forks, Washington. Bella cria uma rejeição à Forks muito forte, principalmente pela sua chuva constante. Mas, devido ao casamento de sua mãe com Phill e a sua vontade clara de viajar com o novo marido, Bella decide se mudar para a casa do pai. É a partir dessa mudança que se inicia sua aventura.

Crepúsculo
Quando Bella chega em Forks e começa o ano letivo, ela descreve o seu primeiro dia como perturbador. Por ser uma cidade pequena, todos em Forks já sabiam de sua chegada e a curiosidade sobre ela é grande demais. Mas é na escola, em seu primeiro dia de muita atenção, que Bella vê Edward Cullen pela primeira vez. Como a maioria dos humanos, Bella é atraída pelos Cullen pela sua beleza desumana - como ela mesma descreve - mas depois de um incidente na sala de aula com Edward - que ela pensa sentir raiva dela, mas apenas foi afetado demais pelo cheiro de seu sangue -, Bella se vê preocupada ou interessada demais no vampiro. Para impedir que as coisas saiam do controle, Edward foge para o Alaska, onde ficou temporariamente com uma outra família de vampiros com uma dieta semelhante a dos Cullen. Ao voltar para Forks, determinado a não deixar Bella destruir tudo o que ele e sua família haviam construído em Forks, Washington, Edward começa a conversar com Bella durante a aula. No dia seguinte ao seu retorno, Bella percebe que Edward não é uma pessoa normal, depois que ele a salva de um acidente com uma van. Ela vê suas habilidades e começa a suspeitar, embora Edward negue que tenha qualquer coisa fora do comum. Eles se tornam amigos e conseqüentemente acabam se apaixonando. Numa viagem à uma reserva em La Push, Bella reencontra o velho amigo Jacob Black, que lhe conta algumas lendas, dentre elas uma sobre os frios. Jacob conta para Bella que a família Cullen é supostamente um grupo de vampiros, que existem desde o tempo de seu bisavô e se alimentam de sangue animal, embora o garoto ache isso besteira e ele mesmo não acredite.
Estar com Edward é um perigo mortal para Bella porque ele sempre está lutando contra o desejo por seu sangue. Ele avisa a Bella constantemente de que ela deveria se afastar, tentando fazer com que ela perceba que sua vida possa acabar em risco estando com ele. No entanto, o amor e a confiança de Bella em Edward são tamanha que ele até a apresenta a sua família. E é aí que os problemas realmente começam. Neste dia, durante um jogo de baseball da família Cullen, Bella acaba se tornando alvo de um vampiro "não-vegetariano", James. Com a ajuda de todos os Cullen, Edward salva Bella do perigoso vampiro James, mas mesmo assim ele continua se questionando o quanto Bella está a salvo com eles.E é nesse livro q acontece a morte de James e se inicia a busca de vingança de sua amada Victoria.

Lua Nova
A história de Lua Nova começa com Bella bastante chateada por seu aniversário de 18 anos, porque isso a torna "mais velha" do que Edward, que para sempre terá 17 anos. Durante sua festa de aniversário, Bella se corta acidentalmente, e o instinto vampiro de Jasper, irmão de Edward, ao atacá-la irracionalmente lembrou Edward de que Bella nunca estará a salvo enquanto eles mantiverem um relacionamento. Numa tentativa de tentar protegê-la, Edward a convence de que não a ama mais, deixando seu coração em pedaços em Forks.
Bella passa por momentos muitos difíceis, passando meses sem realmente notar a vida. Depois de algum tempo, começando a recobrar a consciência, Bella decide parar de magoar as pessoas a sua volta com a sua tristeza. Ela vai à La Push, reecontrar seu amigo Jacob que acaba sendo um grande motivador para sua recuperação e que também ela descobre ser um lobisomem mais tarde. Porém, em seu desespero, Bella começa a se envolver em ações muito perigosas, pois em momentos extremos ela pensa ouvir a voz de Edward em sua cabeça. Um dia, motivada pelo desejo de ouvir a voz mais uma vez, Bela pula de um penhasco em direção ao mar. Apesar de alto, esse penhasco era usado por muitos moradores à volta e Bella não corria exatamente risco de morte. Alice Cullen porém, a irmã de Edward que é capaz de ver o futuro, somente consegue ver Bella pular pois é incapaz de ver o futuro onde os lobisomens se envolvem. Jacob a salva, mas a notícia de que Bella estava bem não chega à Edward. Motivado apenas pela tristeza da suposta morte de Bella, Edward vai aos Volturi - família de vampiros que impera sobre a sociedade - buscando também a sua destruição. Junto com Alice Bella vai à Volterra na Italia para impedir que os Volturi matem Edward.
Percebendo a situação, o medo de que a mortalidade de Bella enquanto eles estão juntos, Bella faz com que a família de Edward concorde com a idéia de tranformá-la em vampira. Edward fica furioso pelo fato de Bella perder sua humanidade só para ficar com ele, mas se vê sem alternativas quando os Volturi a proibem de continuar viva como humana, por saber o segredo dos vampiros. Mais tarde ele concorda em ele mesmo tranformá-la se ela aceitar se casar com ele.

Eclipse
Eclipse continua com o drama da relação de Bella e Edward. Edward explica para ela que ele está relutante em tranformá-la porque ele acredita que vampiros são seres sem alma que não tem lugar no paraíso. Bella, que tem a opinião sobre casamento um tanto quanto diferente da de Edward, pelo fato do casamento de seus pais não ter dado certo. Porém, Bella aceita se casar com ele, na condição de que eles iriam dormir juntos enquanto ela ainda é humana. No início ele recusa, dizendo que pode se descontrolar e acabar matando-a, mas ao ver o quanto isso parece ser importante para Bella, ele aceita em tentar fazer amor com ela enquanto ela ainda humana, porém só depois do casamento.
O enredo da história segue com os planos da vampira Victória, parceira de James, o primeiro vilão da série, que conheceu Bella e os Cullen ainda no primeiro livro. Victória está caçando Bella e criando um exército, pois a julga como culpada pela morte de seu parceiro. Para combater essa ameaça, uma trégua é feita entre os Cullen e os lobisomens nativo-americanos da reserva de La Push, liderados por Sam Uley e Jacob Black, sendo que o último é amigo de infância de Bella. No entanto, a trégua é cancelada pelo fato de que, apesar de seu noivado com Edward, Bella parece ter se apaixonado por Jacob também. Depois, Edward aceita o fato de que Bella cuide e se importe com Jacob, e destrói Victória com êxito. Nisso, Bella vê que Edward é a pessoa mais importante de sua vida, e decide contar a seu pai sobre o noivado. Edward diz a Bella que decidiu que eles podem fazer amor antes do casamento, porém ela diz que agora quer que tudo seja do momento certo: noivar, casar, fazer amor, e então se tornar vampira.

Breaking Dawn
Em Breaking Dawn Bella começa o livro com seu novo carro que Edward dera e morta de vergonha pois acha que todos ao seu redor querem rir e fofocar dela pelo seu casamento precoce.Andando pelas ruas ela vê os cartazes(espalhados pelo seu pai)com a foto do seu melhor amigo pelo seu repentino desaparecimento.Todos na cidade ficam preocupado com isso poré quem o conhece sabe q ele não esta realmente correndo perigo pois ainda mantém contato com seus 'irmãos'.Então mesmo com toda essa história Bella e Edward realizam seus planos de casamento, porém durante a Lua de Mel o inesperado acontece: Bella engravida. Sendo o primeiro caso já ouvido por ambos, Bella gesta com muito esgotamento e contra a vontade de Edward - que se preocupa com a sua saúde - a criança meio-humana e meio-imortal. Quando a criança nasce, RENESME CARLIE CULLEN, sendo a sua alcunha para grande desepero da Bella, Nessie. O Jacob é que deu essa alcunha a Renesmee, vem do Monstro do Loch Ness. Bella chega a quase morte e é salva por Edward com o seu veneno. A partir daí, Bella se torna uma vampira. Por algum tempo tudo fica bem, até Alice Cullen - irmã de Edward - ter a visão que os Volturi - família personagens equivalente à imperadores dos vampiros - iríam interceder na vida da criança. Os Cullen então montam um exército para impedir que Renesmee seja morta, e contam com a ajuda dos lobisomens de La Push, já que Jacob Black teve a "impressão" (é quando um lobisomem encontra algo equivalente à sua alma gêmea, porém é um pouco mais forte e impossibilita os dois envolvidos de ficarem afastados) com a pequena Nessie - como ele a chama.

Aparência física
Bella parece durante todo o livro muito insatisfeita com sua aparência física. Ela se compara com freqüência aos vampiros, que possuem uma beleza desumana. Ela diz ser pálida, mesmo vindo de uma cidade ensolarada, por sua mãe ser meio albina(Isso ela diz apenas como ironia para Mike deixa-la em paz). Possui cabelos levemente encaracolados e castanhos, assim como seus olhos. Porém os olhos, apesar da sua cor comum, são descritos como muito bonitos por causa do tom de caramelo. Depois da transformação, quando os olhos perdem a cor que tinham quando era humana, Bella diz estar preocupada com a reação de seu pai, achando que ele ficaria chateado. Como vampira, Bella se torna exatamente como todos os outros descritos na série. Extremamente branca e com uma aparência muito semelhante a deuses.

Relações amorosas

Edward
Edward é o primeiro e único namorado de Bella. A relação se torna difícil, pois o vampiro sente uma atração muito forte pelo sangue dela, mas isso é contornado no final do primeiro livro. Ele diz que a sensação de perdê-la é incomparável ao desejo que ele sente. Bella, por ser um imã de perigo, acaba por colocar essa relação em crise algumas vezes. Edward, sempre muito preocupado com o bem-estar dela, se afasta durante New Moon, achando que ele e sua família estão colocando-a em risco. Depois, obrigado pelos Volturi e pela vontade de Bella, Edward concorda em transformá-la em vampira para que eles possam viver juntos, para sempre.

Jacob
Jacob Black é o melhor amigo de Bella. Ele que a conta sobre as lendas dos vampiros, que a faz descobrir a verdadeira condição de Edward. Durante o primeiro livro ele tem um papel extremamente secundário, porém em New Moon ele ajuda na recuperação de Bella enquanto Edward está longe. Em uma cena, Bella considera namorar Jacob, porém ela percebe ser impossível pois eles eram muito amigos. Em Eclipse, entretanto, os sentimentos por Jacob são confundidos com mais força, pois ele está claramente apaixonado por ela. Por também ser inimigo dos vampiros, Jacob tenta de todas as formas convencê-la a se separar de Edward e ela chega a beijá-lo num momento de indecisão e culpa. Mas depois da grande luta, Bella volta a ter absoluta certeza de que é apaixonada somente e completamente por Edward. Em Breaking Dawn a necessidade e o amor que Jacob e Bella sentiam um pelo outro é explicado, pois ele tem a impressão - é quando um lobisomem encontra algo equivalente à sua alma gêmea, porém é um pouco mais forte e impossibilita os dois envolvidos de ficarem afastados - com sua filha recém-nascida, Renesmee (Carlie) Cullen.

Mike
Mike Newton é descrito como a primeira pessoa legal que Bella conhece em Forks. Ele fica interessado nela por uma boa parte do primeiro livro e chega a convidá-la para o Baile, porém Bella já está envolvida com Edward, o que impede que ela perceba qualquer interesse recíproco de sua parte. Ele acaba por namorar uma amiga sua, Jessica. Bella o usa para fazer ciúmes de brincadeira em Edward algumas vezes, como em Breaking Dawn, quando ele tenta fazê-la desistir de se tornar vampira por causa de seus amigos e ela diz que realmente não conseguiria viver sem Mike. Porém, poucas conversas são registradas durante a série entre ela e o personagem.

Poderes
Durante sua vida humana, Bella é estranhamente imune aos poderes que vampiros exercem sobre a mente das pessoas, incluindo Edward, pois ele não consegue ouvir seus pensamentos. Bella tem muita facilidade no início de sua transformação. Depois de se libertar da dor forte ela tem um controle muito forte de seus instintos, chegando a não atacar humanos mesmo que estivessem por perto. Primeiramente, Carlisle acha que seu poder pode ser o auto-controle, e Edward apesar de achar que isso pode apenas ser fruto de seu "treinamento" quando humana, também concorda com a teoria de Carlisle. Bella chega a pensar também, que seu dom possa ser o amor. Amor por Edward, mais precisamente. Ao se tornar vampira, ela percebe que o ama com uma intensidade que jamais o amou, isso a faz chegar a conclusão de que seu dom é o amor incondicional por Edward. Tardiamente um outro personagem - Eleazar - que percebe os poderes dos vampiros a sua volta a classifica como uma "defensora". Ela percebe ter a capacidade de bloquear ataques não-físicos como com uma cortina. Ou uma bolha elastica. Outras vampiras, Zafrina e Kate (ambas com poderes que criam ilusões), a ajudam a ampliar o poder sobre esse escudo. Ela então aprende como envolver pessoas e protegê-las em um raio de 100 metros, até o final da série. Bella também aprende com Zafrina a expulsar o escudo, permitindo que Edward escutasse seus pensamentos, quando ela desejasse. Esse poder, porém, se mostra apenas em desenvolvimento no final de Breaking Dawn. Exatamente na ultima página do livro

Um comentário:

  1. muito bom seu resumo, eu li os quatro livros e achei sensacional a criatividade de autora,espero q tenha o quinto com a estoria do jacob e nessie e, quem sabe uma disputa entre ele e aquele outro meio humano e meio imortal pelo amor de nessie...quem sabe...

    ResponderExcluir